DuoSkin é o projeto de interface que usa flash tattoos sobre a pele que permite a qualquer pessoa criar dispositivos funcionais personalizados. Liderado pela taiwanesa Cindy Hsin-Liu Kao do MIT Media Lab em parceria com a Microsoft Research, o projeto extrai a estética encontrada em tatuagens temporárias relacionando tecnologia, moda, adorno e acessibilidade.
O projeto construído têm três categorias: input, output e comunication. A primeira se assemelha a interfaces tradicionais como botões e touchpad 2D, nessa categoria é possível deslizar o dedos sobre a tattoo e ver interação acontecendo no computador. Na categoria Output é usado pigmentos termocrômicos, ou seja, ele muda de cor conforme a mudança de temperatura do corpo, excelente para mostrar se a pessoa apresenta sinais de febre. A terceira categoria utiliza a tecnologia de NFC, no qual informações podem ser trocadas sem fio entre dois dispositivos próximos um do outro, hoje usado para pagar contas ou como bilhetes de transporte público.
Categoria INPUT
Categoria OUTPUT
Categoria COMUNICATION
Processo de montagem
O projeto me chama atenção por utilizar um recurso tão barato como as flash tattos que no Brasil são usadas somente no carnaval para propor uma forma pessoal e criativa, o uso da tecnologia. A pele é o maior órgão do corpo, então por que utilizar objetos adjacente a ela ?! DuoSkin pra mim alcança um sucesso justamente por acrescentar uma linguagem de moda ao projeto. A utilização de algo que já faz parte da cultura de um país é fundamental para adesão de mais pessoas usar esse tipo de ferramenta.