OUTMASPACE é uma peça de vestuário inteligente para usuários que se sentem desconfortáveis com pessoas muito próximas, sendo assim a peça informa através de um sinal luminoso a distancia ideal para os usuários se sentirem seguros.
Depois que defini o conceito da minha peça, sabia que precisava usar um sensor de distancia, leds, uma pilha e uma placa de Arduino. Comecei a programar no Arduino usando a placa de Arduino Uno, pois ele era mais rápido e intuitivo ao fazer as conexões com os jumpers para esses primeiros testes, então deixei a placa de Arduino Lylipad para o final. Nesta etapa entendi como o sensor funcionava e percebi sua limitações. Em seguida, testei a fitas adesivas condutivas de prata e cobre, mas não tive muito sucesso porque elas eram muito instáveis. A forma certa de fazer a eletricidade passar é usar o fio em cima da fita, o que não me agradava muito porque eu queria esconder o fio e criar uma padronagem com fita.
Assim, iniciei a modelagem da peça e optei por fazer as conexões com a linha condutiva. Estudei como eu poderia fazer a distribuição da placa de arduino, os leds, a pilha e o sensor. A principio a minha ideia era esconder todos os elementos, mas entendi que nessa etapa com os objetos
aparente eu poderia solucionar os problemas mais rápido.
Quando meu código ficou pronto tentei passar para o Lilypad USB, mas eu não consegui porque o computador não encontrava a placa, então continuei usando o Arduino UNO. Em seguida, comecei a montar a peça. Pra mim era importante que fios condutivos fizesse um desenho, já que estamos falando de wearable ele precisa de uma informação de moda também. A pilha de 12 volts não teve carga suficiente para acender os 4 leds, ela somente ligava a placa de Arduino. O que me fez mudar o posicionamento da placa para eu conectar um USB e plugar no computador.
E já que eu precisa do USB conectado ao computador para gerar energia aos leds, acrescentei
uma nova camada ao projeto. Além dos leds acenderam informando a pessoa que está invadindo o espaço seguro do usuário, essa informação apareceria numa tela, indicando se o usuário está "CONFORTÁVEL" ou "DESCONFORTÁVEL". Eu usei a biblioteca Firmata e foi muito interessante porque aprendi como integrar o Arduino com o Processing e transferir o código.
OUTMASPACE - TESTE #1
Próximos passos:
Usar a placa de Arduido Lylipad
Acrescentar efeito sonoro
Criar uma arquitetura com os fios condutivos
Esconder a placa e o sensor
Acoplar uma bateria potente
Acrescentar Bluetooth
Gravar o video conceito